É por meio do nosso pilar de ações ambientais que avaliamos e medimos os impactos em toda a cadeia de produção, de comercialização e de operação das nossas marcas. Buscamos atuar de maneira cada vez mais responsável na fabricação dos produtos, no tratamento dos resíduos, nas vendas, além da distribuição de roupas e acessórios. Temos o compromisso de estar junto a parceiros e fornecedores que trabalham de forma responsável, na conscientização diária dos nossos colaboradores para a otimização do uso de energia e água, no incentivo da prática da coleta seletiva, da reciclagem e da preferência por recursos renováveis.
THE FASHION PACT
Saiba maisImplementar os princípios do Fashion Industry Charter da ONU no que diz respeito a ações climáticas
Transição de 25% dos principais materiais para fontes de menor impacto climático até 2025
Implementar 50% de energia renovável até 2025 e 100% até 2030 em operações próprias
Desenvolver projetos individuais de biodiversidade
Apoiar o desmatamento zero e o manejo florestal sustentável
Eliminação de plásticos problemáticos ou desnecessários em embalagens B2C até 2025, e B2B até 2030
Assegurar que pelo menos metade de todas as embalagens plásticas sejam 100% recicladas, até 2025 para B2C e até 2030 para B2B
Contamos com fábricas em Terra Boa, no Paraná, e em Aparecida de Goiânia, em Goiás. Em ambas, garantimos condições de trabalho adequadas aos nossos colaboradores, prezando por um ambiente organizado, higienizado, com controle de horário de trabalho e todas as facilidades para o dia a dia dos colaboradores. Tudo isso é acompanhado pela auditoria interna e pela auditoria externa de certificação ABVTEX. Nossa fábrica de Terra Boa tem certificação ouro da ABVTEX. As fábricas também contam com licença ambiental adequada e destino certificado para todos os resíduos industriais, que são acompanhados por meio desta certificação. A Veste mantém um programa de aprendizagem com formação técnica para 40 menores aprendizes, doa retalhos de tecidos para ONGs das regiões e mantém uma campanha de arrecadação de roupas entre os colaboradores.
Nossos fornecedores nacionais de confecção, acessórios e calçados são certificados pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). Para obter essa certificação, o fornecedor é submetido a uma rigorosa auditoria que busca garantir que ele esteja aderente às boas práticas e exigências legais da indústria ao combater o trabalho infantil, o trabalho escravo e qualquer tipo de discriminação, além de averiguar a carga horária justa, a segurança do trabalhador e o cumprimento integral da legislação trabalhista e das regras ambientais de atuação. Mesmo após a certificação e o início da parceria, o fornecedor deve se manter aderente às regras e ser aprovado pela nossa auditoria interna anualmente.
Nossas fábricas de Terra Boa, no Paraná, e de Aparecida de Goiânia, em Goiás, também seguem todos os requisitos da ABVTEX, sendo submetidas anualmente às mesmas auditorias de controle de qualidade, segurança de trabalho e conformidade com a legislação que são praticadas com todos os fornecedores.
Além disso, também apoiamos o movimento Moda Com Verso, liderado pela ABVTEX, para promover a moda socialmente responsável no Brasil a partir do estímulo a uma cadeia de valor ética, humana e transparente.
Além da exigência da certificação ABVTEX, também realizamos auditorias internas periódicas (ou pontuais, em casos específicos) para monitorar nossos fornecedores. Esse trabalho já foi reconhecido publicamente pelo poder público e valoriza e profissionaliza toda a cadeia de produção. Enquanto a ABVTEX exige 70% de aderência em sua auditoria, a auditoria interna da Veste exige aderência de 100%. Oferecemos todo o suporte necessário para que o fornecedor esteja sempre cumprindo com os mais altos níveis de exigência. Caso o fornecedor não cumpra a meta estipulada por nós, a Veste age com um plano de ação para correção das desconformidades. Se o fornecedor não se enquadrar depois de três meses, deixamos de trabalhar com o mesmo.
Gerir resíduos de maneira responsável é essencial para prevenir impactos no solo, na água, no ar e na saúde humana. Sabendo disso, procuramos nos aprofundar em procedimentos que possam aumentar a ecoeficiência da nossa gestão nesse tema. Em nossas operações, focamos na substituição de embalagens, aumentando o percentual de aproveitamento para a reciclagem. Temos uma parcela considerável de material reciclado, tais como papelão, papel, plástico, vidro, madeira, ao lado de um pequeno volume de resíduos perigosos, como lâmpadas e resíduos eletrônicos em geral. Todos eles são direcionados ao descarte ambientalmente adequado, garantindo nossa conformidade com as diretrizes e regras estabelecidas pela legislação. Além disso, as embalagens em papel de todas as nossas marcas possuem o selo de certificação FSC®, que garante a procedência sustentável das matérias-primas usadas nas sacolas e embalagens diversas.
Desde 2022, somos parceiros da EuReciclo, maior certificadora de logística reversa do país. Com a solução de compensação ambiental, a Veste garante que seja reciclado 100% do mesmo volume e mesmo material das embalagens entregues aos nossos clientes, tanto nas lojas físicas como no e-commerce. Essa parceria contribui diretamente com a diminuição do impacto ambiental dos resíduos mas também gera emprego e renda para categorias de catadores e cooperativas, cooperando para a construção e desenvolvimento de uma cadeia de reciclagem mais justa.